EUStress

Sobre o índice Eustress

Coerencia Cardíaca           

Durante nosso dia a dia, o nosso corpo precisa se adaptar automaticamente para suprir as demandas impostas por nossa família, trabalho e atividades de lazer. Sem dúvida cada uma destas atividades requer um tipo de esforço específico e tem uma recompensa incomparável. Para cada atividade realizada, nosso corpo precisa de um tempo de recuperação adequado para poder dar continuidade as outras demandas diárias com eficácia. Mas e quando o seu corpo não possui um tempo de descanso adequado? Quem controla estes mecanismos de ativação e descanso?

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é responsável pela adaptabilidade do corpo perante situações do dia a dia. O SNA (eixos Parassimpático e Simpático) controlam a liberação de neurotransmissores e a desativação (diminuição) do corpo para se recuperar adequadamente. Dependendo da demanda de cada situação é necessária a predominância de um destes eixos para a realização da tarefa adequadamente, sempre buscando manter o EUStress. Durante a realização de uma corrida, por exemplo, é necessária uma predominância simpática para fornecer ao corpo energia necessária para completar a atividade com sucesso. Já o período após a corrida deve possuir predominância parassimpática para uma recuperação adequada que permita a execução deste processo novamente.

Embora a predominância de um destes eixos seja importante, o excesso de manifestação dos mesmos pode acarretar no desenvolvimento de doenças psicossomáticas. Em situações de estresse, seja no ambiente organizacional ou familiar, provoca uma atividade adaptativa do sistema nervoso simpático, este, quando ativado de maneira excessiva provoca um desgaste do corpo (Distress), progredindo para quadros clínicos mais sérios. Devido a popularização de situações como essa, seja pela aceleração do ritmo de trabalho ou de problemas de relacionamento, conhecer os limites do seu corpo e proporcionar momento adequados de recuperação é uma excelente estratégia para quem deseja otimizar seu desempenho do dia a dia e ter uma melhor qualidade de vida. Por exemplo, a RESPIRAÇÃO é um excelente exercício para o SNA, principalmente para manter o EUStress sob controle diário.

Assim, após anos de pesquisa, desenvolvemos o índice EUStress. Ele é capaz de quantificar a atividade do seu sistema nervoso autônomo (principalmente o sistema parassimpático) e informar a predominância do eixo presente durante a situação, além de armazenar e comparar os registros ao longo do tempo. Com apenas 1 minuto você pode conhecer melhor sobre a adaptabilidade do seu corpo e proporcionar momentos adequados para a sua recuperação, além de descobrir fatores que impactam na manifestação de um dos eixos do sistema nervoso autônomo. Baixe nosso aplicativo e descubra como é ter um dia extraordinário de EUStress. É importante verificar no decorrer do dia o seu índice EUStress em algumas situações que impacte na sua saúde para vocês estar mais autoconsciente.