Coerência Cardíaca

Busque a Coerência Cardíaca para manter sob controle o seu EUStress através da RESPIRAÇÃO.

O aplicativo Nami Pro tem por objetivo monitorar o batimento cardíaco da pessoa enquanto está realizando o exercício do Sistema Nervoso Autônomo - SNA (Simpático e Parassimpático) através da Respiração (Inspiração/Inalação e Expiração/exalação). Por meio da respiração adequada, estamos exercitando o SNA, pois quando inspiramos o Sistema Nervoso Autônomo Simpático entra em ação e quando expiramos, é o Sistema Nervoso Parassimpático que é ativada. Maiores informações sobre o SNA vai encontrar no nosso livro - http://brainebook.educacaocerebral.org/ - no Livro 1. No livro 7 é sobre os aspectos emocionais do cérebro e como o estresse (distress) influencia significativamente nas funções executivas (atenção, memória de trabalho, tomada de decisão, inibição).

O aplicativo Nami Pro não é Biofeedback Cardiorespiratório, já que não tem a retroalimentação fisiológica, no caso o batimento cardíaco. O principal objetivo do Nami Pro é a pessoa se automonitorar a frequência (Hz) do Low Frequency (LF) para alcançar o pico maior no 0.1 Hz seguindo o pacer da respiração (inalação e exalação). Ao invés de simplesmente um software/aplicativo "dar ordem" para o que fazer (biofeedback), o Nami Pro é o próprio sujeito estar sob o controle do monitoramento respiratório para alcançar o pico no 0.1 Hz. O automonitoramento contribui significativamente no autocontrole consciente emocional. Por isso, nós não adotamos/desenvolvemos o app Nami Pro de biofeedback, mas sim de SELF-Feedback Cardiovascular. O Biofeedback e Neurofeedback tem um papel importante do mediador (terapeuta), influenciando nos resultados. O que buscamos é que a própria pessoa perceba os resultados (discriminação emocional) no decorrer do processo de exercícios respiratórios. E o monitoramento do índice do EUStress pela pessoa no dia a dia vai contribuir na autoconsciência (discriminação dos seus estados emocionais) para maior resiliência.

Além disso, o nosso diferencial é que no decorrer da semana, a própria pessoa (autonomia) com o seu smartphone e o transmissor 5.3 kHz possa exercitar o Self-feedback Cardiorespiratório em qualquer horário e situação, permitindo o aprendizado consciente do autocontrole emocional.

pacer-01 pacer-registro 01hz-a estatistica

 

SELF-Feedback Cardiorespiratório

No dia a dia precisamos de uma carga de stress para conseguirmos realizar as nossas atividades da vida diária. Porém, muitas vezes a atividade ultrapassa a nossa capacidade física, cognitiva e emocional de conseguirmos atingir os objetivos, deixando o organismo estressado (DIStress). E uma das formas de mantermos o nosso EUStress sob controle é através da RESPIRAÇÃO diafragmática. Praticando o Exercício de respiração (inspiração e expiração) o organismo entra na Coerência cardíaca, ou seja, a sua respiração e o batimento cardíaco começam a ter coerência (quando inspira aumenta o batimento cardíaco e quando expira o batimento cardíaco diminui), diminuindo o DIStress.

Com o nosso aplicativo NAMI você vai poder realizar os exercícios de RESPIRAÇÃO para alcançar a coerência cardíaca e manter o seu EUStress sob controle.

Fonte: http://www.heartmath.com/science-behind-emwave/

Monte na sua cidade um Grupo para o Curso "SELF-Feedback Cardiorespiratório", no máximo 20 pessoas. Envie um email para contato@flownami.com para organizarmos juntos um curso de final de semana (sábado e domingo). Todos os custos (hotel, alimentação, passagem/gasolina, etc) serão cobrados.            

Ministrante do Curso é o Prof. Dr. Emílio Takase - www.educacaocerebral.com

Tel.: (48) 99111-8601

          Sábado:

Teoria => Psicofisiologia Aplicada sobre o Self-feedback Cardiorespiratório:

a) Sistema Nervoso Autônomo;

b) Processos Emocionais: Ansiedade, Estresse, Fadiga Mental, etc.;

c) Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC);

d) MENTALIZAÇÃO

           Domingo:

Prática => Self-feedback Cardiorespiratório: 

  1. Respiração;
  2. Coerência Cardíaca;
  3. VFC aplicada no processo terapêutico;
  4. Técnicas de MENTALIZAÇÃO